.org 

 <  >  23/2/2024

Prótese Dentária de Silicone

Prótese flexível PPR Flex

Nos últimos anos surgiram várias Próteses Dentárias Flexíveis. Entre eles destacamos a Prótese Dentária de Silicone. A principal característica comum a todas é a flexibilidade. O seu uso restringe-se à área da prótese parcial removível - é a PPR Flex.

Não existe prótese dentária de silicone fixa. Se procura uma prótese dessa natureza leia a ligação no final do texto.

Prótese dentária flexível de silicone, vantagens:

A maior elasticidade destes materiais (silicone, nylon, vinil e resina termoplástica) permitiu substituir os ganchos metálicos das próteses parciais removíveis com vantagem estética evidente. Talvez seja esse o aspeto de mais valor.

Ás vezes os grampos das flexíveis são chamados de invisíveis, ou diz-se que as próteses de silicone não têm ganchos, o que não é verdade. Existem sim, mas na cor da gengiva ou dos dentes, por isso menos percetíveis.

Desvantagens da prótese dentária flexível:

A base da dentadura flexível é no mesmo material que os ganchos ou seja, elástica. Tem um impacto negativo e prejudicial sobre o osso alveolar e tecidos moles agregados, acelerando a sua perda. Esta consequência acontece também com a resina acrílica mas neste caso a incidência é maior.

Apesar de o silicone e a resina termoplástica poderem ser utilizados em dentaduras removíveis com um número variado de dentes, são progressivamente menos indicados à medida que a quantidade de dentes postiços aumenta.

As reparações das próteses deste tipo trazem acrescidas dificuldades técnicas, e o mesmo acontece quando se deseja acrescentar algum dente à dentadura. Isto pode ser um problema porque nem todos os laboratórios de prótese estão preparados para fazer consertos e alterações em próteses flexíveis. Como é uma material menos comum e mais caro, não existe sempre em estoque.

Estas dentaduras não são inquebráveis como se faz crer na publicidade que lhes é feita. É interessante observar que nem todos os grandes fabricantes de resinas e polímeros para próteses dentárias, colocam à disposição este tipo de material termoplástico. Claro que existe um nicho, como sempre. O conceito é sedutor e tem a vantagem estética dos ganchos «invisíveis», já mencionada.

Recordamos que a prótese parcial removível é uma solução a evitar, seja ela qual for, e que não se deve pensar em usar uma prótese flexível, ou não flexível, durante muito tempo. Esta é uma regra geral que deve ser considerada com toda a razão.

O Odontologista e o paciente devem discutir abertamente e sem preconceitos, sobre o problema da falta de dentes. A questão econômica deve estar presente porque o silicone é mais caro que a resina acrílica.

Se a dentadura se vai usar por pouco tempo, ou depois de extrações recentes, não faz sentido decidir por uma prótese flexível de silicone. Qualquer prótese removível nesta situação depressa fica frouxa, folgada, obrigando a fazer-se uma nova base ou mesmo uma prótese nova. Aqui a prótese mais barata de resina acrílica é especialmente indicada.

Prótese dentária de silicone - preço

Como referimos antes, a prótese dentária de silicone á mais cara que a de acrílico e aproxima-se do preço da esquelética. Como todas o valor varia também consoante o número de dentes artificiais que a prótese contém, mas podemos avançar um preço médio de R$1.616,00 para cinco ou seis dentes.

Comparação entre o silicone e a resina acrílica

Apesar das críticas apontadas às próteses flexíveis, temos que admitir que são menos alergénicas que as de acrílico (PMMA). Também apresentam maior resistência à fratura podendo ser construídas mais finas e delgadas, sendo nestes parâmetros melhores.

Principais marcas de polímeros flexíveis termoplásticos

Nomes de produtos para próteses flexíveis

Materiais para o fabrico de próteses dentárias flexíveis.



@ Quando faltam um ou mais dentes a melhor solução pode ser → ponte dentária de porcelana.


 < ─ 3 ─ >